rectangle shape

SNIAmb

Pontos de Recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos.

SNIAmb

Rede de Qualidade do Ar.

ESG - Introdução

Curso online e gratuito da Humani sobre ESG (Environmental, Social and Governance) ou "Ambiental, Social e Governança". Essencial para empresas. Curso em Inglês

ESG - desenvolva-o já

esg-sustainability1

Já pensou em que as políticas ESG podem fazer por si e pela sua empresa?

Hoje em dia essas políticas já se constituem como essenciais a qualquer empresa que pretenda crescer a longo prazo, razão pela qual qualquer empresa deverá encarar essas mesmas políticas de forma séria e tomar medidas imediatas e com caráter urgente à sua implementação. E porquê?

Melhorar a perceção, imagem e reputação da empresa

Tal é conseguido pela adoção da transparência e responsabilidade ligados ao ESG, com uma estratégia de participar voluntariamente resultados, práticas e meios. pela ação de participar no meio de trabalho envolvente, na comunidade, promovendo altos valores éticos e pela mitigação estudada e calculada de riscos ambientais e sociais.

Aumento da competitividade mo mercado

Adotar as medidas ESG de uma forma e antecipada à concorrência é um fator de diferenciação. Através destas estratégias ESG aplicadas em simbiose com a estratégia operacional e financeira da empresa, permite tirar partido de novas oportunidades de mercado, novas parcerias e ainda estar plenamente preparado para as novas exigências de clientes. fornecedores, da banca e reguladores.

Redução de riscos e custos operacionais

Saber determinar com precisão a sua eficiência energética, saber avaliar os impactos de risco em toda a cadeia de valor, assim como os resíduos produzidos e o seu respetivo tratamento trará toda a diferença. Saber identificar e implementar estratégias sociais no ambiente de trabalho e na comunidade determina reduções significativas de custos a médio e longo prazo para as organizações.

Atrair e reter talentos

As empresas que possuem fortes políticas ESG e sabem comunicar e agir sobre os valores sociais e ambientais irão certamente captar e reter mais profissionais que igualmente se preocupam com o tema e partilham da mesma filosofia. Quem não pretende possuir equipas fortemente motivadas e envolvidas com os objetivos da empresa? Que defendam as políticas internas e externas, assim como as sua cultura e valores?

Cumprir Legislação presente e futura

Evitar penalidades e sanções! Evitar não aprovações para empréstimos bancários! estar a par com as normas da UE e até antecipá-las para estar sempre à frente da concorrência.

Facilitar o acesso ao crédito e tração de investimento

Muito brevemente e há quem diga que já em 2025, muito créditos serão negados a quem não possuir reporte de ESG integrado com as políticas empresariais. Por outro lado, muitos investidores já se recusam a investir em empresas desnudadas face a relatórios e compreensão de mercado e os seu riscos no âmbito ESG.  O setor financeiro, assim como o de fundos governamentais implementou já ferramentas que englobam e pesam fatores ambientais e sociais aos seus "scores" e qualquer empresa que se tenha atrasado nestas políticas ir-se-á ver cada vez em pior situação. Qualquer gestor inteligente já se encontra plenamente consciente destes factos e procura já atualizar a sua informação sobre o tema, por forma a contratar as melhores equipas, com as competências necessárias para o auxiliar na implementação.

A importância ESG de alcançar a integração dos processos, dos sistemas e da cultura. Onde a medição e o gestão de ESG são marginalizados e isolados, onde a gestão de riscos não se conecta às partes interessadas e aos problemas e quando nenhum deles está vinculado às principais funções do negócio, os ganhos de qualquer sistema serão limitados.

Se está interessado em saber mais sobre o que são as políticas ESG e como as implementar no seu negócio ou instituição, por favor entre em contacto via email indicado no rodapé da página ou clique aqui

esg-principles-diagram